A equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) está visitando empresas instaladas em Contagem, com atividades ligadas à inovação. No início de junho, os servidores estiveram na Betim Química, no Cincão, regional Eldorado, quando foram apresentados a eles os principais pontos relacionados à Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo de Contagem, que está em fase de regulamentação, por meio de um trabalho conjunto entre a Sedecon e as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão, e de Fazenda.
Outro objetivo das visitas é estabelecer diálogo com os empresários, instituições de ensino e pesquisa, no intuito de colher sugestões que possam complementar o documento de regulamentação. A Betim Química é uma empresa 100% brasileira, com 28 anos de existência, capacitada tecnicamente para disputar o mercado global, com pilares estruturais muito bem definidos: gestão da informação, parcerias estratégicas sólidas, gestão de clientes e certificações.
A empresa conta com uma completa infraestrutura, equipe multidisciplinar e engenheiros com capacidade para diagnosticar e indicar as melhores soluções para o negócio. Com destaque para fluidos sintéticos destinados à conformação mecânica, tintas técnicas para codificação industrial e impressoras jato de tintas, tem em seu DNA a busca pela inovação e sustentabilidade.
Uma sugestão importante feita pelo CEO da Betim Química, Geraldo Figueiredo, foi a de que seja analisada a possibilidade de inserção de gestoras de fundos de investimentos no ecossistema de inovação de Contagem, em fase de implantação, com o objetivo de apoiar a consolidação de empresas inovadoras no Município.
Os dispositivos previstos na Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo de Contagem permitirão a institucionalização do sistema de inovação, que poderá ajudar a promover o desenvolvimento econômico e social de Contagem.